© Psicólogos na Paulista

Rua Itapeva, 518 - Cjtos. 605/606       Bela Vista - São Paulo- SP       (11) 3262-4688

 

Beleza: Feio, bonito, claro, escuro....

Psicólogo Esp. Maier Augusto dos Santos

maier@conhecereagir.com.br

 

        O conceito de beleza para mim vai além do isso é “feio” ou isso é “bonito”, principalmente, quando penso em pessoas. Olhar as pessoas como “bonitas” ou “feias” além de ser injusto é medíocre, pois o ser humano é muito além disso e beleza vai além de ter um corpo sarado, sem gordurinhas e etc.

 

        Já vi pessoas fisicamente belas e que tem atitudes “feias”, ou que vivem em função dessa magia do belo valorizado socialmente. Ás vezes, sinto que se faz necessário repensarmos o conceito de beleza, até para que consigamos valorizar a característica mais importante do ser humano, a singularidade. Ninguém, absolutamente ninguém, é igual ao outro!      

 

        Quando tentamos encaixar as pessoas nesses conceitos, agimos até de forma infantil, as crianças que descrevem o mundo assim. Isso é assim ou assado, a criança pequena aos poucos vai aprendendo a relativizar os conceitos e o próprio mundo em que está inserida. E perversamente quando crescemos, somos obrigados a voltar a pensar assim. Retrocesso.

 

        Proponho um exercício para você leitor: observe nos próximos dias as pessoas que convivem com você e procure localizar nelas beleza, seja, em atitudes, expressões, características de personalidade, fisicamente, expressões faciais, voz e etc.  

 

       Vou ajudar um pouquinho, tenho uma amiga que é muito atrapalhada e com isso cativa as pessoas, isso para mim é beleza, pois eu a conheço e essa intimidade é que nos dá suporte para ver a beleza nas pessoas. Outra grande amiga é muito organizada, e essa característica em vários momentos ajuda nosso trabalho e nisso vejo beleza. Só para não restar dúvida, outro exemplo: tenho duas gatinhas e elas são tão belas que às vezes me comove, vejo beleza na forma como brincam o dia inteiro com um pedaço de papel, como ronronam pedindo carinho e colo e etc.

 

Amplie sua visão de mundo e lute contra essa superficialidade que muitas vezes nos cerca... 

 

Caso você tenha interesse em ler sobre algum assunto relacionado à psicologia, sinta-se à vontade para entrar.

Agende sua consulta.

Psicólogo Esp. Maier Augusto dos Santos

maier@conhecereagir.com.br