© Psicólogos na Paulista

Rua Itapeva, 518 - Cjtos. 605/606       Bela Vista - São Paulo- SP       (11) 3262-4688

Nada é maior que o peso do seu potencial

Psicólogo Maier Augusto dos Santos

maier@conhecereagir.com.br

 

         

Li outro dia num livro de auto-ajuda uma frase que achei bem coerente Nada é maior que o peso do seu potencial. 

 

Também acredito que ter sensação da existência de um potencial a ser desenvolvido e não saber como direcioná-lo causa muita angústia e na maioria das vezes paralisa o próprio desenvolvimento pessoal. Ficam a pessoa e seu potencial escondidos num labirinto escuro e cheio de monstros, como o medo, a duvida, a sensação de incapacidade e a angústia. 

 

Tenho a oportunidade em meu trabalho como psicólogo, de ajudar essas pessoas a se conduzirem para fora desse labirinto e darem alguma direção às suas vidas, mais especificamente os sonhos. Sinto-me às vezes o lanterneiro do labirinto, que ilumina o caminho e dá sugestões O que acha desse caminho?, Tem certeza que esse é seu caminho do coração, que te apaixona?. Contudo quem escolhe percorrer os caminhos e decide ir para a esquerda ou para a direita é a própria pessoa, precisa ser assim, senão o caminho é meu e não da pessoa.

 

Você já experimentou a sensação de angústia por não saber como desenvolver seu potencial? De como tornar seu sonho realidade? Então vamos lá, vamos pensar a respeito dessa questão, quem sabe posso ser seu lanterneiro virtual...Pare por um instante e responda quais são seus sonhos, escreva-os, não dê atenção aos monstros que irão te dizer Você já é velho para isso!, Você não teria coragem!, Não seja exibido, fique quieto no seu lugar que você ganha mais!, simplesmente escreva seu ou seus sonhos no papel e faça de conta que essas vozes não existem (essas vozes são suas, tentam de proteger, ou proteger uma forma específica de ver o mundo...).

 

Pronto? Agora imagine-se vivendo esse sonho, mas solte a imaginação e permita viver a experiência com riqueza de detalhes, imagine o lugar, as pessoas ao seu redor, como você está vestido, como é o ar, explore todos os detalhes possíveis e por último escreva qual foi a sensação de estar vivendo seu sonho, escreva o que viu, descreva a experiência. Normalmente imaginamos o sonho em seu estágio final, por exemplo, quem sonha em ser cantor imagina-se num palco, cantando para uma grande platéia, sendo aplaudido, exibindo uma bela voz afinada e etc. Certo? Contudo a construção de um sonho, exige passos em direção a ele, passos esses que vão dando forma ao sonho. Depois de visualizar seu sonho, imagine e explore possibilidades de realização dele, se for possível fale de seu sonho com alguém que você confia e mais do que isso, alguém que te incentive e jogue lenha na fogueira. Peça idéias, qualquer uma, ouça e depois analise a viabilidade da idéia. Seu sonho não será uma linha reta, haverá curvas, subidas e descidas, problemas de percurso, é importante ter consciência dessas possíveis dificuldades, escreva-as e adicione também as estratégias para superá-las, peça ajuda à sua pessoa de confiança se for necessário. Tendo isso em mãos, COMECE, devagar e sempre, elabore um cronograma de compromisso, escreva assim: 

 

 - Eu fulano de tal, me comprometo a pesquisar escolas de música durante essa semana.. E vá elaborando esses passos e considere os passos como compromisso. Existe aqui um detalhe importantíssimo, você não conseguirá visualizar totalmente o caminho e a cada passo que dará surgiram oportunidades, abrace-as, elas são resultado de cada passo dado, como se fosse uma resposta da vida ao seu sonho. Procure se apropriar de cada parte do caminho, divirta-se.

Vamos recapitular?

1) Descreva e escreva no papel qual é o seu sonho

2) Imagine-se vivendo o seu sonho, escreva a experiência com riqueza de detalhes

3) Elabore uma lista com os passos que o levarão à realização do sonho

4) Escreva as possíveis dificuldades e que estratégia você deverá tomar para superá-las

5) Construa seu cronograma de compromisso e COMECE a dar seu primeiro passo

 

Espero que esse texto possa trazer alguma luz ao seu sonho e servir como motivador para você. Realizar nosso potencial, realizar nossos sonhos é uma questão de abrir às oportunidades, arriscar, não desistir quando surgirem as pedras no caminho e até mais importante acreditar-se merecedor do sonho e confiar em si.

Ótimos sonhos!

Para agendar uma consulta entre em contato:

Maier Augusto dos Santos

maier@conhecereagir.com.br