Alimentação saudável

A alimentação faz parte da vida de todos, assim como o ar que respiramos.

Em várias ocasiões nos reunimos em volta da mesa, para comemorar, conversar, resolver situações, tomar decisões, entre outras ocasiões, mas será que comemos de maneira correta? Esta é uma dúvida que todos temos, e o profissional de nutrição é capaz de avaliar e estabelecer parâmetros para cada fase da vida, para atividades físicas, ou mesmo na doença.

Saber se alimentar bem, de forma saudável e sem se privar das boas coisas da vida é possível, para isso é necessário entender como seu corpo funciona e como os alimentos te afetam.

A forma como nos alimentamos, afeta nosso estado de humor, nossa disposição física e emocional, assim como o metabolismo e a qualidade de vida que temos. Esteja atento à sua alimentação.

O acompanhamento de uma nutricionista pode ocorrer por diversos fatores, não apenas para emagrecimento. De forma resumida, o profissional de nutrição elabora planos alimentares para indivíduos ou grupos de indivíduos a partir de um diagnóstico nutricional.

Segue abaixo algumas indicações:

1 - Nutrição Clínica - A nutricionista realiza uma análise da saúde do paciente e faz um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do paciente.

2 - Reeducação Alimentar - orienta-se o paciente sobre os alimentos, o que deve ser priorizado na alimentação e o que deve ser evitado, assim como a melhor forma de combiná-los. Este tipo de trabalho ajuda o paciente a fazer suas próprias escolhas e montar seu cardápio conforme suas necessidades

3 - Nutrição Esportiva - este serviço está direcionado para pessoas que realizam algum esporte ou atividade física e tem como objetivo melhorar o desempenho físico dos atletas e otimizar a recuperação pós-exercício.

4 - Adequação às necessidades de acordo com a fase de desenvolvimento - em cada fase do desenvolvimento humano temos necessidades diferenciadas, a dieta alimentar de uma criança é diferente da de um adulto ou de um idoso, o profissional de nutrição está apto a entender e orientar uma dieta adequada a cada fase e necessidade individual.

5 - Emagrecimento - um dos principais motivos de procura de uma nutricionista está relacionado à busca por emagrecer, para isto a profissional insere programas de reeducação alimentar, análise ad saúde do paciente e a uma dieta alimentar adequada ao paciente.

6 - Prevenção e tratamento de doenças crônicas a partir da nutrição - Vários estudos demonstram a relação entre alimentação e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), por exemplo: hipertensão, diabetes, câncer, etc. A prevenção dessas doenças deve partir de esforços com relação à correção dos fatores de risco modificáveis em todas as faixas etárias. Seja na prevenção ou tratamento, um dos principais fatores a ser modificado é a alimentação inadequada, que exerce grande papel no desenvolvimento de doenças crônicas, por isso, é recomendada a mudança quanto ao padrão alimentar com base em uma dieta balanceada.

A dieta do vizinho não é a mais adequada para você e seu modo de vida e necessidades.

Pense Nisso!