© Psicólogos na Paulista

Rua Itapeva, 518 - Cjtos. 605/606       Bela Vista - São Paulo- SP       (11) 3262-4688

A psiquiatria na atualidade

Segundo a Classificação Internacional de Transtornos Mentais e de Comportamento (CID-10), os transtornos mentais se classificam como “doença com manifestação psicológica associada a algum comprometimento funcional resultante de disfunção biológica, social, psicológica, genética, física ou química.”

O comprometimento funcional acontece quando nossos sentimentos, pensamentos e/ou comportamentos se alteram de forma tão intensa e prolongada a ponto de interferir na nossa qualidade de vida (por exemplo, sintomas no corpo, prejuízos no emprego, vida familiar, social, etc), com ou sem fatores desencadeantes aparentes

A ciência médica (incluindo a psiquiatria), evoluiu muito e atualmente há uma vasta forma de tratamento para os transtornos mentais. É fundamental que as pessoas entendam que procurar um psiquiatra não significa que a pessoa é "louca". Problemas existem e quando estes são muito intensos, é fundamental que procurem a ajuda adequada.

Todo tratamento se inicia com uma avaliação diagnóstica, pra a partir daí ser elaborado um plano de tratamento adequado ao paciente.

Não espere os sintomas se intensificarem, não espere que o comprometimento funcional afete sua vida social, profissional, acadêmica, amorosa, ou mais. Procure ajuda o quanto antes, pois quando um tratamento é iniciado logo nos primeiros sinais/sintomas, á possibilidade de melhora e recuperação é muito maior. Deixe de lado o medo ou preconceito, e entre contato.

Caso você tenha dúvidas e queira marcar uma consulta,

clique aqui e agende um horário.